Os novos dândis vivem na África

12ago09

sapeurs

“Já não vejo diferença entre os dedos e os anéis”
Trecho da música “A Revolta dos dândis II” da banda Engenheiros do Hawaii lançada no disco A Revolta dos Dândis, em 1987.

Dândi (ou dandy, em inglês) é um homem preocupado com sua aparência. O dandismo começou na Grã-Bretanha entre os séculos 18 e início do século 19, depois sendo vivido também na França. Esses homens não faziam parte da aristocracia, mas a procura incessante pela elegância era a vontade absoluta em ser um perfeito “gentleman“. Dândis viveram antes da revolução industrial, ou seja, ainda não existia uma preocupação em usar roupas de trabalho. Assim, abusavam de roupas elegantérrimas como fraques, coletes, camisas, gravatas. Como uma tribo, se vestiam de forma muito similar, e é aí que entram os acessórios que deveriam ser de altíssima qualidade para que conseguissem mostrar a sua particularidade diante de outro dândi. Um dos dândis mais famosos é Oscar Wilde, também Charles Baudelaire e Robert de Montesquiou.

Com essas mesmas preocupações vivem os Sapeurs, em Brazzaville, capital e maior cidade da República do Congo. Vivem na comunidade de Bakongo. Elegantes, com roupas passadas a ferro de maneira espetacular é o que se pode ver através das fotos do fotógrafo italiano Daniele Tamagni, segundo cassificado ao prêmio Amilcare Ponchielli. As fotos de Daniele Tamagni dedicadas aos Sapeurs serão transformadas em livro.

O estilo Sape possui por volta de 50 anos e, assim como o dandismo, é quase uma filosofia de vida. Pode ter sido uma cópia da vestimento do herói nacional Andrè Matsoua, capturado em 1933 na França, se apresentando com blazer de três botões e calça branca. Sape é a sigla de “societé d’ambianceurs et personnes elegantes” e os Sapeurs vem do verbo “saper“, com a intenção de significar saber vestir-se.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre o estilo dos Sapeurs.

Via La Reppublica



One Response to “Os novos dândis vivem na África”


  1. 1 Estilo « ::Efigenias::

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: