Roupa de trabalho: puro estilo

15jan09

workwear-toscani

A Mostra “Workwear lavoro moda seduzione” curada pelo fotógrafo Oliviero Toscani e Olivier Saillard é mais um dos atrativos da feira PittiW_Woman Precollection e Pitti Uomo. A Mostra “tem como protagonistas roupas, acessórios, imagens e sons do mundo do trabalho chamados a dialogar entre eles”, citação do site da Mostra. Também o site diz que esse projeto é uma forma de observar como a estética simples e funcional do vestuário do mundo do trabalho inspirou o mundo da moda desde o início do século XX. O blog Cajon de Sastre complementa: “desde os abrigos de pescador de Yohji Yamamoto às enfermeiras de Marc Jacobs, a indumentária do trabalho é algo que é fonte de inspiração (veja os coletores de chá da Mara Mac) em um mundo onde muito do que vestimos tem parte de uniforme”. A Workwear teve início ontem na Stazione Leopolda em Firenze e segue até 8 de fevereiro. A exposição promete reflexão ao tema da segurança e por isso dedica atenção particular às pesquisas de novos materiais e inovações tecnológicas de tecidos, materiais e design de workwear.

Esse projeto da Fundação Pitti Discovery também pode ser encarado como uma forma de chamar a atenção para a atual situação da Itália, onde há um grande número de trabalhadores que morrem em acidentes de trabalho.  Conforme matéria da Dazed Digital sobre a Mostra Workwear: “nos últimos anos a Itália chegou ao recorde de um milhão de acidentes no ambiente de trabalho por ano”.

O fashion design aliado ao workwear pode tornar muitos setores de trabalho mais seguros e possivelmente trazer mais conforto e por que não um apelo mais fashion. Principalmente o fator estético pode ser o grande incentivador do uso de roupas e acessórios de segurança.  Realmente importante a conexão entre design de moda e workwear e, como a própria Mostra Workwear explora, essa relação pode ser muito boa para ambas. E mãos à obra.

workwear_toscani



No Responses Yet to “Roupa de trabalho: puro estilo”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: